terça-feira, 15 de maio de 2018

PROSPERIDADE

O que é ser próspero? Muitos (inclusive eu, antigamente), responderiam que ser próspero é possuir vários bens, ser titular de uma conta corrente sempre abastecida, ter reservas de dinheiro em aplicações, ter cartão de crédito sem limite, ter a possibilidade de fazer várias viagens internacionais, etc. 

Mas tenho aprendido que não é nada disso.

A verdadeira prosperidade está relacionada ao nosso nível de satisfação com aquilo que possuímos e somos. Talvez você pense que quando alcançar a reserva de dinheiro que fulano possui, você se considerará próspero, desculpe te desanimar, mas é bem provável que caso você atinja este objetivo, você mudará a sua meta, colocará ela adiante e o seu objetivo será juntar mais dinheiro. Sabe por que? Porque dinheiro, fama e sucesso não preenchem o vazio da nossa alma.

A nossa felicidade está relacionada com os sentimentos de propósito e de “pertencimento”. Todos nós viemos ao mundo com um propósito e a verdadeira felicidade só é encontrada quando descobrimos e nos colocamos no centro do real propósito da nossa existência. Quando isso acontece tudo fica claro e conseguimos até responder questões profundas do tipo: porque eu existo?

Mas isso não quer dizer que Deus não se alegre com a prosperidade financeira dos seus filhos:

“Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!” Salmo 35:27

Ele não quer que você e eu vivamos uma vida escassa ou até mesmo miserável. Ele nos oferece uma vida abundante e nessa abundância, está incluída a prosperidade financeira. O que Ele não quer, é que você viva uma vida medíocre, onde o busca por dinheiro seja a sua principal (as vezes única) motivação. 

O plano de Deus para as nossas vidas é que sejamos tão prósperos no sentido existencial que não sintamos falta de mais nada, assim como Davi se expressa no Salmo 23:01: O Senhor é meu pastor, por isso, nada me falta.

Essa é a verdadeira prosperidade.