terça-feira, 3 de julho de 2018

CONTENTAMENTO

A palavra contente significa “estar satisfeito ao ponto de nada te perturbar, não importa o que esteja acontecendo, mas não satisfeito ao ponto de nunca querer qualquer mudança”. 

Estar contente em outras palavras, é estar em paz com o seu coração. Não quer dizer ausência de problemas, mas é estar bem apesar dos problemas. Também não é comodismo, é agir com equilíbrio, respeitando os nossos limites físicos e emocionais. Uma pessoa pode ter sucesso, bens e ainda ser infeliz, enquanto outras podem viver cheias de privações e dificuldades no dia a dia, porém sentirem-se satisfeitas e contentes.

Como isso é possível?

O sentimento de contentamento nasce no coração, é uma maneira toda especial de encarar a vida, de praticar a gratidão por tudo o que temos e somos e ter a certeza de que temos o suficiente e necessário para sermos felizes. É viver na contramão do que a mídia consumista nos apresenta como regra de vida. É valorizar aquilo que o dinheiro não compra e que por ser tão precioso, é impossível determinar um valor. É priorizar o que realmente importa e não sentir culpa por isso.  

Esperar ficar contente, apenas quando aquela promoção chegar, ou quando aquele negócio se concretizar, ou ainda quando casar, ter filhos é perder um tempo precioso que não volta. O segredo de uma vida de contentamento é aproveitar as etapas e o caminho percorrido. Saborear cada batalha e não esperar para comemorar apenas as guerras vencidas é viver com sabedoria. Mas como começar? 

Praticando a gratidão!

Faça uma lista, ou apenas reflita sobre várias coisas em que você poderia expressar a sua gratidão. Não é tão difícil, até nas piores situações de nossas vidas, podemos enxergar algo de positivo, nem que seja apenas o aprendizado com tal situação. 

Pense nas coisas simples que acabam passando batido no dia a dia: sua família, seus armários e geladeira abastecidos, seu lar, suas roupas e calçados devidamente limpos no seu armário, seu emprego, seu animal de estimação, são tantas as coisas pelos quais podemos ser gratos... As vezes, no caminho para o trabalho, fico agradecida quando a minha música preferida toca na rádio, é disso que estou falando, mudar o nosso pensamento e deixá-lo mais sensível as coisas boas que acontecem recorrentemente ao nosso redor.

Experimente escolher viver contente e grato... o que está ruim pode melhorar apenas com uma mudança de ângulo e o que está bom, pode ficar ainda melhor. Tudo depende de como enxergamos.

Você precisa do mínimo para viver o máximo de uma vida repleta de contentamento.