terça-feira, 10 de julho de 2018

TEMPERANÇA


A temperança (em latim: temperantia de em latim: temperare “guardar o equilíbrio”) é caracterizada pelo domínio de si e pela moderação dos desejos. 

Pense comigo, imagine uma refeição, no qual a pessoa que preparou escolheu os melhores ingredientes, se ela não souber dosar os temperos (sal, pimenta, ervas e ácidos) o prato poderá ir de um manjar dos deuses a um completo fracasso, tudo por causa da falta de equilíbrio na quantidade e harmonização dos temperos. 

Da mesma maneira somos nós. Se não buscarmos o equilíbrio e o domínio próprio, dificilmente alcançaremos o sucesso em nossa jornada pessoal, profissional e espiritual. A Bíblia classifica a temperança como uma virtude, algo que precisa ser buscado e construído assim que passamos pelo processo de reset da nossa mente e passamos a assumir uma novidade de vida. 

Em nosso processo de evolução, saber dosar os nossos sentimentos, desejos e impulsos é sinal de sabedoria e traz como resultado a paz, a alegria e até a saúde física e emocional.  Ao contrário do que se pode pensar, a temperança nos leva a viver com liberdade, pois ao praticá-la deixamos de ser escravos dos nossos instintos e passamos a dominá-los.

A temperança nos afasta dos excessos materiais e emocionais, pois nos coloca em uma condição de escolha consciente sobre as coisas que realmente importam, daquilo que é essencial para a nossa vida. Por isso que a temperança produz serenidade para alma e bem-estar, pois ao nos livrarmos dos exageros (coisas e sentimentos), temos mais clareza para administrar o que realmente importa.

Seja livre, busque a temperança em sua vida.