quarta-feira, 11 de julho de 2018

LIMITES


“... Só é realmente livre aquele que sabe estabelecer limites ...”

 Essencialismo – Greg McKeown

Não se engane, se você não estabelecer as suas próprias prioridades, aquelas que fazem sentido para você, que vão de acordo com o seu estilo de vida e com a essência do seu coração, o sistema ou outras pessoas farão isso por você. Da mesma maneira acontecem com os limites, se você não colocar, outra pessoa colocará por você.

Quantas vezes assumimos compromissos e tomamos decisões somente para não desagradar as pessoas ao nosso redor? Afinal, é o que sempre esperam de nós: que façamos tudo. Porém a verdade é que podemos fazer de tudo, mas não tudo. Aliás que se você deseja viver uma vida de frustrações, viva em função de agradar a todos.

Nós temos o direito de dizer não e mais, dizer não sem explicar o porquê. Dizer não simplesmente pelo fato de não acharmos conveniente, porque não está em harmonia com os nossos valores ou porque neste momento não é uma prioridade. Fomos criados com a tecnologia do livre arbítrio e na grande maioria das vezes, deixamos essa ferramenta maravilhosa nas mãos de outras pessoas que usarão para o benefício próprio e sem parcimônia.
 
A ideia não é passar a agir como um rebelde sem causa, e sim como uma pessoa consciente dos seus limites e prioridades. Compreender que dizer não, não fará com que as pessoas deixem de te amar (pelo menos as que realmente valem a pena). A grande sabedoria da vida é o equilíbrio, é saber dar o devido valor para cada papel da sua vida: familiar, espiritual, emocional e profissional.

Como começar? 

Para saber o que realmente importa e organizar a nossa escala de prioridades, devemos exercitar o autoconhecimento. Só assim, poderemos definir o que realmente importa e concentrar a porção de energia necessária para cada área de nossas vidas. Devemos aprender a impor limites que resultem em bem estar e no cumprimento dos nossos propósitos. 

Isso é viver com liberdade!

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.”

I Coríntios 10:23